Wish – O Poder dos Desejos conta a história de Asha, uma menina de 17 anos que quer ser assistente do governante do reino mágico de Rosas, o auto intitulado Rei Magnífico.
Sinopse:
“‘Como surgiu a estrela dos desejos, sobre a qual tantos personagens desejavam?’. Essa é a história de Asha, de 17 anos, uma otimista com uma inteligência afiada que se preocupa infinitamente com sua comunidade. Em um momento de desespero, Asha faz um apelo apaixonado às estrelas, que é respondido por uma força cósmica, uma pequena bola de energia ilimitada chamada Estrela. Juntos, eles enfrentam o mais formidável dos inimigos para salvar sua comunidade e provar que quando a vontade de um humano corajoso se conecta com a magia das estrelas, coisas maravilhosas podem acontecer.”
Lançamento no Brasil: 04 de janeiro de 2024, nos cinemas.

O que me chamou atenção nessa animação são os elementos clássicos dos contos de fadas da Disney estarem ali, como o livro que começa a contar o filme; ser um musical e a estética medieval. Mesmo assim, o filme traz uma história totalmente nova. Não chega a subverter os contos de fadas, como Shrek ou Deu a Louca na Chapeuzinho fazem, mas mostra que esses elementos não enrijecem as histórias, ou pelo menos não essa (Wish).
Uma das características do filme que logo me chamou atenção já nos comerciais de televisão foi conseguirem unir o traçado das clássicas animações da Disney (O Rei Leão, A Princesa e o Sapo, etc.) e a animação digital (Toy Story, Os Incríveis, etc.). Vale mencionar que as cenas trazem uma granulação similar a de páginas de um livro muito antigo e isso foi um refinamento ainda mais incrível para a animação.
E a história em si é tão atual, o mal não é uma mulher invejosa, ou um ser feio; as relações afetuosas não perpassam o romantismo clássico dos contos de fadas tradicionais. A luta final é pelo “sistema” que existia naquela ilha e que até então as pessoas não questionavam. A Disney finalmente parece que entendeu o que essas novas gerações sentem e querem ver nos cinemas.
Esse longa é cheio de ester eggs das outras animações famosas do estúdio, então peço para ficarem atentos quando a personagem Estrela presenteia a protagonista Asha, ali está a dica maior de quem a protagonista será. Por sinal, a Disney finalmente acertou no quesito representatividade dentro da animação.
As músicas são absolutamente necessárias e não se tornam um fardo durante o longa. E a canção principal, This wish, interpretada pela talentosa Julia Michaels, é viciante e muito boa. Essa também merece ser ouvida em português, tendo sida interpretada aqui pela maravilhosa Luci Salutes. Em português, a canção se chama Um Desejo Só (e particularmente gostei mais da nossa versão kk).
Como deu pra perceber, eu amei essa animação. Como uma boa criança que amava os contos de fadas (principalmente da Disney), eu simplesmente fiquei extasiada com esse filme. E, mais ainda, recomendo a todo mundo que vá assistir de coração aberto para se encantar com uma história moderna, leve, mas cheia de significados.
E, por favor, levem as crianças!
O filme é delas e para elas ⭐🩷





