Em casa com os Gil: sobre diversidade e representatividade

Olá! Espero que esteja tudo bem por aí, contigo.


Eu sou uma pessoa adepta aos realities, mas acredito que nunca tenha falado muito sobre, com outras pessoas. E eis que chegou a hora de divulgar um projeto bacana, que é a série “Em casa com os Gil”, que será lançada na Prime Vídeo no dia de São João (24 de junho de 2022).

Eu participei de uma coletiva de imprensa no dia 15 de junho de 2022, com alguns membros da família (Gilberto, Preta, Bela e Bem, além do diretor Andrucha Waddington e a representante da Amazon Studios  Malu Miranda), e trouxe o trecho em que Preta Gil e Gilberto Gil respondem à minha pergunta sobre a diversidade dentro do núcleo familiar e de como essa representação pode chegar em outras famílias brasileiras.

Separa o fone, dá o play e confira a seguir.

Há momentos no reality em que vocês discutem sobre racismo, representatividade e diversidade na família. Como vocês pensam que esses registros chegarão para as famílias que se espelham em vocês? 
Vocês acreditam que essas discussões levantadas tão naturalmente nas filmagens irão agregar à autorreflexão e autoestima de outras pessoas negras que assistirem a série?

SOBRE

Em Casa com os Gil acompanha uma das famílias mais famosas da cena cultural brasileira durante a criação de uma turnê histórica, que vai reunir todas as gerações dos Gil no palco pela primeira vez. Eles se encontraram para um retiro criativo no interior do Rio de Janeiro. As câmeras acompanharam aos bastidores de tudo que aconteceu nessa preparação para o espetáculo, que irá rodar a Europa, e também celebra os 80 anos de vida de Gilberto Gil. Além de momentos de intimidade nunca antes vistos, a reunião foi palco para discussões polêmicas como a formação familiar diversa dos Gil, o racismo no Brasil, a forte influência da cultura afro na sociedade, entre outros temas – tudo embalado por músicas que marcaram gerações e a cultura do Brasil.”

Em breve trarei minhas considerações sobre a série. Mas enquanto não posto, me conte se você se interessou em acompanhar.

Até mais.

Este artigo foi escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Assine nosso blog

Redes Sociais

Apoie no Catarse

Clube do Passos entre Linhas: lendo autores vivos - diversidade e representatividade na Bahia.

Leia também

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.