“Operação Hunt”: ator de “Round 6” em filme intrigante de ação

Sabe aquele filme que desperta aquele sentimento de “Êta” atrás de “Êta”? Então, isso acontece com o filme Operação Hunt. O filme de ação traz um recorte de um contexto político coreano durante a década de 80 e que guarda algumas semelhanças com um período que conhecemos muito bem no Brasil: a Ditadura Militar. 

Título: Operação Hunt

Direção: Jung -jae Lee

Duração: 131 min.

Data de lançamento no Brasil: 02.02.2023

Origem: Coréia do Sul

Sinopse
“Baseado em eventos reais, ‘Operação Hunt’ conta a história de Park Pyong-ho (Lee Jung-jae) e Kim Jung-do (Jung Woo-sung, de ‘Innocent Witness’), integrantes da Agência Central de Inteligência Sul-Coreana. Eles precisam desmascarar a identidade de um traidor infiltrado e acabam descobrindo a existência de um plano para assassinar o presidente do país. O filme, um dos maiores sucessos de bilheteria deste ano na Coreia, levou mais de quatro milhões de espectadores às salas de cinema desde sua estreia, em agosto.”


O filme estrelado por Lee Jung-jae (Round 6) e Jung Woo-sung narra a operação diplomática coreana nos EUA sob a perspectiva de dois agentes coreanos (interpretados pelos artistas citados) responsáveis pela segurança do presidente da Coreia do Sul no início da década de 80. Durante a operação, os agentes são informados pela CIA sobre a existência de um plano de assassinato do presidente e a existência de um agente norte-coreano infiltrado.

Ao mesmo tempo em que ocorre a operação diplomática, manifestações estão ocorrendo na Coréia do Sul, dentre elas, uma ficou marcada negativamente na história: o Massacre de Gwangju, que aconteceu de 18 a 27 de maio de 1980, na cidade de Gwangju, e na qual se estima que 600 pessoas morreram protestando contra a ditadura de Chun Doo-hwan (o presidente protegido pelos agentes), que atuou na política de 1979 até 1988. É importante chamar atenção de que esses dados históricos e o nome do presidente (assim como seus posicionamentos violentos) são reais, infelizmente.


“Operação Hunt” aborda a relação dos agentes entre si e com a política do país. Uma trama que envolve traição, plot twist (muitos!), sentimentos de injustiça dentre outros tantos sentimentos que se mantém conflituosos até a última cena do longa. 

É difícil falar mais sobre a trama, porque cada detalhe é uma surpresa, então finalizo aqui o meu texto com a sugestão de que para quem curte um filme com a temática de espionagem e que seja baseado em fatos, vale a pena conferir esse filme barril.

Este artigo foi escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Assine nosso blog

Redes Sociais

Apoie no Catarse

Clube do Passos entre Linhas: lendo autores vivos - diversidade e representatividade na Bahia.

Leia também

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.