Título: Segredos de um escândalo (May December)
Direção: Todd Haynes
Duração: 114 minutos
Data de lançamento no Brasil: 18.01.2024
Origem: Estados Unidos da América
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Gênero: Drama. Romance. Suspense.
Sinopse: “Vinte anos após seu romance midiático virar assunto da nação, um casal é colocado sob pressão quando uma atriz viaja até seu lar para se preparar para um filme sobre o passado deles.”

Estrelado por Natalie Portman, Julianne Moore e Charles Melton (O sol também é uma estrela), “Segredos de um escândalo” conta a história de um casal controverso, que vive numa pequena ilha, aparentemente bem, numa família contente e harmoniosa. Gracie e Joe são casados há mais de vinte anos e têm três filhos juntos: uma garota já na faculdade e um casal de gêmeos, que está prestes a se formar no colégio. Como comentei no início deste parágrafo: a primeira vista, essa poderia ser uma família comum, em paz; mas não.
Voltando um pouco na história, é possível compreender a complexidade da relação do casal: Gracie (Julianne Moore) tinha 36 anos quando, já casada e com filhos, trabalhava em um petshop onde Joe (Charles Melton), garoto de 13 anos, colega de sala de um de seus filhos, foi também trabalhar como estagiário. Ambos começaram a se relacionar romanticamente e sexualmente, até serem descobertos, em flagrante no depósito da loja. Gracie foi imediatamente presa por abuso de menor, e a todo tempo demonstra não entender o problema em manter uma relação de “amor” com o jovem (isso, mesmo após anos passados desde o ocorrido). Ela estava grávida da primeira filha dos dois, que nasceu na penitenciária.
Após cumprir toda a pena, a mulher se casou com Joe, já maior de idade, com quem teve mais dois filhos, o casal de gêmeos.
Como é de se esperar, o caso tomou proporções gigantescas na mídia e mesmo depois de vinte anos, se tornou pauta no roteiro de um filme independente protagonizado por Elizabeth (Nathalie Portman), uma famosa atriz, que resolve passar alguns dias na casa da família para conhecer melhor a história deles e realizar um estudo de campo mais intenso.

É com a chegada de Elizabeth que as coisas parecem desandar na vida do casal. Ou melhor: parece que com a presença daquela estranha, os sentimentos não visitados por anos são remexidos, causando certo caos na pacata vida de todos os envolvidos: seja o casal, os filhos deles, como também o ex marido da Gracie e seus filhos mais velhos.
SPOILER: Há um momento na narrativa em que Joe confronta a esposa sobre o início do relacionamento de ambos, e ela responde que a culpa de tudo foi dele, que a seduziu. Isso me causou repulsa, porque infelizmente é algo muito dito em casos reais. É bizarro ver como Gracie realmente demonstra para todos o quanto não se arrepende do que fez e como vê a situação toda como normal. É pelo menos o que ela tenta transparecer, já que em uma das cartas que o casal trocou, ainda quando estavam se escondendo, ela pede para ele queimar o papel para não sofrer consequências. Ao meu ver, a dona de casa sabe sim que fez algo ilegal e perverso, mas manipula o garoto até que ela mesma passa a acreditar em sua mentira.
É também angustiante perceber que, assim como Gracie, Elizabeth percebe que Joe é uma pessoa desnorteada e insegura, que perdeu a juventude ao se lançar, sem se dar conta, em uma vida “de adulto” precocemente, e também manipula o homem para conseguir ainda mais detalhes sobre a vida íntima da família. Ela parece ser uma mulher que se aproveita da profissão de atriz e dos estudos necessários para o papel para ultrapassar limites e vivenciar experiências que talvez não tivesse oportunidade em outras circunstâncias.
Baseado em um caso real

“Segredos de um escândalo” foi livremente inspirado em um caso real que aconteceu também nos anos noventa: Mary Kay Letourneau era uma mulher de trinta e poucos anos, casada e com filhos, e lecionava na mesma escola onde Vili Fualaau estudava; ele tinha oito anos quando ambos se conheceram, em 1991.
Vili estava com 13 anos de idade quando em 1997 a sua relação com a professora foi descoberta (pelas pesquisas que realizei, eles começaram a ter relações sexuais/românticas quando o garoto tinha cerca de 12 anos). Mary foi presa, acusada de estupro de vulnerável, tendo cumprido pena inicial de seis meses (nesse período, ela pariu a primeira filha do casal, ainda estando presa). Por ter voltado a se relacionar com o garoto mesmo após esses meses detida, Mary foi presa novamente por sete anos, e nesse tempo teve uma segunda filha com Vili.
Após cumprir toda a pena, a professora casou com seu ex aluno, que naquela época já tinha atingido a maior idade. Ambos viveram juntos por 12 anos, tendo se separado por iniciativa do Vili.
Assim como acontece no filme, Mary sempre dizia que não via problema em ter relações sexuais com o garoto, não sabendo o motivo pelo qual estava sendo presa. Em algumas entrevistas, Vili diz que agora, quando adulto, ele compreende a gravidade da situação e o quão errado foi tudo o que aconteceu.
SPOILER: E é mais ou menos isso também que acontece com Joe, no filme: depois de ter conversas bastante desconfortáveis com Elizabeth, ele passa a questionar se o que aconteceu entre ele e Gracie foi realmente algo natural e bacana. Ele percebe que perdeu muitas possibilidades de experiências na juventude e o tempo todo as consequências desse abuso é evidente em seu comportamento mais fechado, de cabeça baixa, sempre atendendo aos pedidos da esposa, que se comporta como sua mãe, em muitas situações.
No filme nós temos a visão das consequências de anos após o escândalo, e eu achei muito bom não mostrarem os personagens quando o Joe era ainda uma criança. Nos momentos em que Elizabeth vê os atores mirins que farão os testes para contracenar com ela e quando ela está nas filmagens, ao final do longa, eu já senti repulsa…
“Segredos de um escândalo” será lançado nos cinemas brasileiros no dia 18 de janeiro de 2024 e está sendo muito comentado, prometendo ser indicado ao Oscar deste ano.
Depois de assistir, volta aqui pra me contar o que achou 😉






