Vamos ler a Bahia?

Geralmente, ao iniciarmos cada ano, algumas pessoas que produzem conteúdo na internet costumam lançar/atualizar desafios literários para o ano que estiver começando. Eu costumo participar de desafios, como o Leia Representatividade do perfil @afrofuturas e o Bingo LitNegra, idealizado pela escritora Solaine Chioro, por exemplo. E em 2021, depois de ter acompanhado várias propostas bacanas, pensei que é comum (infelizmente) não vermos pessoas lendo autores do nordeste e do norte brasileiro… pensei que podemos tentar mudar isso de alguma maneira. Inclusive, para você que se interessa por ler mais livros produzidos nessas regiões, sugiro o #LendoONordeste, da @litelaratura.

Pensando em tudo isso, tive a ideia de dar início ao Lendo a Bahia, com a intenção de divulgar as literaturas baianas contemporâneas e incentivar que as pessoas leiam e conheçam mais artistas do estado.

Selecionei 12 categorias/desafios com gêneros literários que podem ser cumpridos no decorrer de todo o ano.

Para participar ativamente do projeto nas redes sociais, basta usar a hashtag #LendoaBahia, que eu estarei atenta às postagens para poder trocar ideia sobre as leituras.

Postei em nosso canal no YouTube sobre a “campanha”, e te convido a assistir ao vídeo aqui: https://youtu.be/_ix1MFwjH2Q.

E então?! Vamos ler a Bahia?

Lorena Ribeiro.

Este artigo foi escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorena Ribeiro

Lorena Ribeiro é soteropolitana, graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Escritora, produz poesias, contos e literatura infantil. É idealizadora do projeto Passos entre Linhas, e com ele tem como foco a divulgação de autores da Bahia, principalmente autoras negras. É também idealizadora do projeto Lendo a Bahia (incluindo o clube de leitura de mesmo nome). Lorena tem publicado o livro infantil “O divertido glossário da Jana”, e faz parte de antologias de poesias e contos. Lançou em 2024 o seu primeiro livro artesanal de poesia: Amuleto.

Redes Sociais

Apoie no Catarse

Clube do Passos entre Linhas: lendo autores vivos - diversidade e representatividade na Bahia.

Leia também

Lorena Ribeiro

Vamos ler a Bahia?

Geralmente, ao iniciarmos cada ano, algumas pessoas que produzem conteúdo na internet costumam lançar/atualizar desafios literários para o ano que estiver começando. Eu costumo participar de desafios, como o Leia

Leia mais →